Centro de Testagem à COVID-19 em Cernache do Bonjardim

Centro de Testagem à COVID-19 em Cernache do Bonjardim
Local: Casa do Povo de Cernache do Bonjardim
Horário de funcionamento: Segundas e Quartas, das 08h às 13h
Linha de marcação: 924744242 (linha móvel aberta de Domingo a Sexta, das 14h30 às 17h30).

No próximo dia 26 de janeiro 2022, ocorrerá a abertura do Centro de Testagem à COVID-19, em Cernache do Bonjardim. As marcações podem já começar a ser realizadas no dia de hoje, 25 de janeiro.

No contexto da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pela doença COVID-19, que atinge atualmente níveis críticos no país, a testagem intensiva e dirigida constitui uma medida chave para o controlo da pandemia. O aumento vertiginoso do número de casos positivos exige que sejam criadas mais oportunidades de testagem programada e dirigida.

Neste sentido, a criação de um posto de testagem local no Concelho da Sertã surge da necessidade de dar resposta ao aumento significativo da procura de testes. Tem como finalidade, não só contribuir para a proteção da saúde pública, através da facilitação de equidade no acesso aos testes, como também, promover o exercício de uma cidadania ativa, informada e responsável, por via da literacia da população.

Desta forma, foi feito o apelo à Junta de Freguesia da UFCBNP, que rapidamente reconheceu a importância da sua intervenção comunitária e se disponibilizou para avançar com esta ação.

A disponibilização deste serviço será da responsabilidade dos Laboratórios Fernanda Galo, em parceria com a Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e colaboração da Câmara Municipal da Sertã.

Serão realizados Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional para SARS-CoV-2, gratuitos (nos termos do regime excecional e temporário da comparticipação de TRAg de uso profissional).

A Junta de Freguesia agradece a todos os que têm colaborado exaustivamente na concretização da implementação desta resposta!